Dia do Batom ♥

Olá meus amores,tudo bom?

Dia 29 de julho é comemorado nos EUA o dia do batom,e eu como amo muito não poderia deixar de fazer um post sobre esse item de maquiagem que nós não podemos viver sem acredito que não seja apenas eu a doida por batom.Nesse post irei falar um pouco sobre e algumas curiosidades ,Bom espero que gostem!

Sabemos que os primeiros batons vieram lá do Egito e que as primeiras pigmentações vermelhos de óxido de ferro, foram encontrados em túmulos antigos egípcios há cerca de 5.000 anos antes de Cristo.

Para se enfeitarem, elas recorriam às alternativas naturais como a “púrpura de Tyr” uma substância que dava um aspecto mais saudável aos lábios.

  • Na Grécia no seculo II as mulheres só poderiam usar batom após o casamento;
  • No Parlamento Inglês em 1770 foi proibido o uso por acharem que as mulheres usavam para manipular e seduzir os homens;
  • O batom se tornou objeto de desejo e seu sucesso foi tão grande que em 1930 os estojos de batom dominaram o mercado americano e daí se espalhou pelo mundo;
  • Na Inglaterra as mulheres eram vitimas de preconceito pelo uso, pois só quem usavam era as meretrizes.
  • A evolução do batom foi de acordo com a luta das mulheres. A cada luta, uma nova cor virava a tendência da vez. E foram tantas lutas e tantas cores, que hoje temos uma gama completa com várias opções de tonalidades. Hoje a gente acorda e escolhe a cor do batom de acordo com o humor. E sabe aquela máxima de “olho tudo, boca nada”? Esquece! Se você se sente bem ousando nos olhos e na boca, por que não? Na maquiagem não existe regras!

Você sabia que nós brasileiras somos as que mais consomem batom? O batom é usado frequentemente bem mais do que outo produto de maquiagem.

Como é feito:  O Batom é feito de 3 tipos de cera:: Cera de abelha, cera de candelila (ou candelilla) e cera de carnaúba. A cera, ou combinação de ceras possibilita que a mistura se mantenha facilmente no formato reconhecido dos batons. Apenas a cera de abelha possui praticamente 300 compostos químicos diferentes, principalmente ésteres (70%), ácidos orgânicos diversos e hidrocarbonetos. Já a cera de carnaúba confere ao batom uma característica única, não derreter na presença do sol, já que essa cera possui temperatura de fusão próxima a 90°C (a cera com maior temperatura de fusão). A cera de candelila, por sua vez, é utilizada por oferecer um efeito plastificante à mistura, elevado brilho e hidrofobicidade (habilidade em repelir água, importante para o batom não dissolver com a Saliva.

Embora haja várias ceras de origem natural, a composição dos batons também leva óleo de rícino e ceras derivadas do petróleo.

Outro ingrediente importante na elaboração de um batom é o pigmento, ou melhor uma mistura de pigmentos e corantes, que combinados oferecem a tonalidade desejada. Estima-se que 5% da massa de um batom sejam apenas de pigmentos e corantes. Os corantes mais utilizados em batonssão o vermelho carmim, que se deriva de insetos e a Eosina, que possui a capacidade de reagir com a pele do usuário e fornecer uma tonalidade ainda mais vermelha. Para obter tons mais claros, utiliza-se dióxido de titânio, um conhecido corante branco.

O odor (cheiro) de cada batom é responsabilidade de um combinado de óleos perfumantes, que são usados também para mascarar o odor dos outros produtos químicos presentes na composição do batom.

Alguns alcoóis também podem ser encontrados na composição de batons, já que são usados como solventes no processo de produção e até mesmo como hidratante, como é o caso do 1,2,3-propanotriol, comumente conhecido como glicerina.

Como o objetivo geral dos batons é realçar os lábios de seu usuário, algumas vezes, são introduzidos em sua composição, compostos que irritam a pele e provocam leve inchaço, como a capsaicina, extraída de pimentas.

Fonte:http://quiprocura.net/w/2015/07/27/batom-do-que-e-feito/

Resultado de imagem para batom em png

Bom meus amores é isso,esse post e mais para conhecer melhor o batom.No proximo post ire responder a TAG Dia do Batom. UM beijo 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s